Ser Goiano

Olá pessoal!

Estão com saudades de mim? Espero que sim!

Vejam só, vi esse poema ontem e me lembrei de vocês e das atividades que estamos fazendo!

Vejam:

Ser Goiano José Mendonça Teles

Agora, vocês farão as seguintes atividades:

1 – Pesquise alguma coisa sobre o autor desse poema: José Mendonça Teles;

2 – Depois de ler o poema, tente elaborar um poema que fale um pouco do lugar onde você mora. Use o maior número de rimas que você conseguir!

Um abraço,

Profª Ana Maria Siqueira

27 Comentários »

  1. Bruno e Pedro Said:

    Bruno Henrique de Paula e Castro.
    Pedro Henrique Lobo Marques.

    1)Pesquise alguma coisa sobre o autor desse poema: José Mendonça Teles:Eu e meu colega Pedro descubrimos muitas e muitas coisas sobre esse autor.Ai está as poucas coisas que descobrimos:

    José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia, GO, no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa.

    Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos e presidente da Academia Goiana de Letras por 10 anos, ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, é historiador, poeta, contista, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista, e autor de 33 livros relacionados com a cultura goiana, entre eles Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina, General Curado – Estudo Biográfico, A Cidade do Ócio e Dicionário do Escritor Goiano.

    2) Depois de ler o poema, tente elaborar um poema que fale um pouco do lugar onde você mora. Use o maior número de rimas que você conseguir:

    Pedro Henrique :

    LÁ PERTO DE CASA

    Lá perto de Casa
    Tem barro de montão
    Mais não posso brincar
    Porque me sujo um tantão

    Bruno Henrique:

    Amigos de Montão

    Lá perto de casa
    Tem amigos de Montão
    Que pena,porque todos
    Não podem Brincar não

    • Ana Maria Said:

      Parabéns, meninos!
      Vocês fizeram um excelente trabalho!

      valor: 1,0
      nota: 1,0

      Abraços,
      Profª Ana

  2. Marcelo e Davi Said:

    Marcelo e Davi

    1-José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia, GO, no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa.
    Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos e presidente da Academia Goiana de Letras por 10 anos,IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, é historiador, poeta, contista, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista, e autor de 33 livros relacionados com a cultura goiana, entre eles Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina, General Curado – Estudo Biográfico, A Cidade do Ócio e Dicionário do Escritor Goiano.

    2-Eu moro em goiania
    e sou um rimador
    se morasse em são paulo
    ia la pra Salvador .

    na minha rua
    tem muita gente
    e no brasil
    tem o presidente

    • Ana Maria Said:

      Parabéns, meninos!
      Gostei muito do trabalho de vocês!

      valor: 1,0
      nota: 1,0

      Abraços,
      Profª Ana

  3. karolaine,Monique e Tiffany. Said:

    alunas:karolaine,Monique e Tiffany.

    1-José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia, GO, no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa.

    2- minha rua

    Moro numa rua
    muito maloqueira
    minha rua maloqueira
    muito maloquera….(bis)

    • Ana Maria Said:

      Meninas, vocês são criativas e inteligentes que eu sei… poderiam ter feito um trabalho melhor, não acham?

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  4. Rodrigo Said:

    PERGURTAR1.Cronista, cuentista, historiador, ensayista y poeta. Nació en Hidrolandia, Estado de Goiás, Brasil, em 1936. Es profesor titular de la Universidade Federal de Goiás y director del Instituto de Pesquisas e Estudos do Brasil Central. Presídio la Academia Goiana de Letras durante 10 años y es el actual Presidente del Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

    pergutar2.na onde eu moro la e muito bom por que eu gosto

    PERGUNTAR3.GOSTEI MUITO DESSAS PERGUNTAR MUITO

    • Ana Maria Said:

      Rodrigo, faltou um pouco de criatividade na elaboração do poema, você não acha?

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  5. Adriela e sérgiol Said:

    1- José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia, GO, no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa.

    2- la na rua onde eu moro
    tem muita coisas
    para brinca
    como futebol etc.

    • Ana Maria Said:

      Adriela e Sérgio,
      fatou um pouco de criatividade na criação do poema, vocês não acham?

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  6. jamili e kellem Said:

    Onde nos mora e tão lindo como o sol mais nen tão perfeito como o meu amor pelo meu namorado e o amor e lindo como o sol brilhante como o raiar do sol quente sen duvida o amor e lindo.

    • Ana Maria Said:

      Parabéns pela criação!
      Ficou muito boa!
      Mas, e a parte da pesquisa? está faltando.

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  7. Micael e kadu Said:

    Micael e Kadu

    1 Eu quero te amar mas tenho medo.

    O amor tem emboscadas.

    E se eu me perder entre as teias

    de teus dedos?

    Eu quero te amar mas não sei como

    — meus sonhos revoando na cabeça —.

    Indeciso vou dizendo que te amo.

    Eu quero te amar e vou amando

    teu jeito de ser e de falar,

    quando acerto meus olhos no mistério

    de teu olhar.

    2 ] o lugar onde eu moro e muito legal mais tem muito cara de pau.
    La perto de casa tem um bar no bar tem uma placa escrita promoção peça fiado e ganha um não;

    • Ana Maria Said:

      Legal o trabalho de vocês, mas faltou a parte da pesquisa.

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  8. steffanymoreiraguedes Said:

    Eu Steffany Moreira Guedes poema; A VIDA LA

    2 no lugar onde eu moro e bom por um lado ruin pelo outro.
    la e tao desarrumado que vira bagunçado.la e grande se torna pequeno la vivemos bem e com muito trem la a vida e facil e muito engraçado la o trem e duro igualzin o muro as crianças sorrindo brincando igual o sol raiando mais la e perigoso igual mato grosso por causa das drogas meus amigos desandarao mas eu falo pra eles a vida e bela mas nao atras de uma cela

    • Ana Maria Said:

      Steffany,
      excelente trabalho!
      Mas faltou a parte da pesquisa.

      valor: 1,0
      nota: 0,7

      Abraços,
      Profª Ana

  9. rayllane e alanda Said:

    1- José Mendonça teles nasceu em Hidrolândia ,GO,no dia 25 de março de 1936. filho de joão Alves teles e celuta. Mendonça teles.bacharel em direito pela universidade católica de goias onde lecionou durante 33 anos recebendo em 2003 o título de doutor hornoris causa.

    2-o bairro onde eu moro é muito bacana la tem pé de cana manga e banana o bairro onde eu moro é sensacional tenho bons vizinhos e isso é muito legal.

    • Ana Maria Said:

      Parabéns, meninas!
      Ficou perfeito, vocês conseguiram rimar! Muito bom!

      valor: 1,0
      nota: 1,0

      Abraços,
      Profª Ana

  10. Ana Clara e Ana Cláudia Said:

    1) Antonio Lisboa Carvalho de Miranda é maranhense nascido em 5 de agosto de 1940. Membro da Academia de Letras do Distrito Federal, foi colaborador de revistas e suplementos literários como o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil e também o La Nación (Buenos Aires, Argentina) e Imagen (Caracas, Venezuela).

    Professor e ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, Brasil, ministra aulas e cursos por todo o Brasil e países ibero-americanos. Também é consultor em planejamento e arquitetura de Bibliotecas e Centros de Documentação.

    Exerce atualmente a função de Diretor (interino) da Biblioteca Nacional de Brasilia, desde fevereiro de 2007.

    Doutor em Ciência da Comunicação (Universidade de São Paulo, 1987), fez mestrado em Biblioteconomia na Loughborough University of Technology, LUT, Inglaterra, 1975. Sua formação em Bibliotecologia é da Universidad Central de Venezuela, UCV, Venezuela, 1970.
    Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília desde março de 2007.

    Poeta, escritor, dramaturgo e escultor, já publicou romances, poesias e peças para teatro (gênero pelo qual é conhecido lá fora) em vários países. Em 1967, por decisão própria, exilou-se para viver intensamente um período de efervescente agitação cultural na América Latina, dedicando-se à produção literária e artística. Sua criatividade foi reconhecida com prêmios pela crítica internacional (Medellin – Colômbia, San Juan de Puerto Rico). Miranda viveu e publicou em Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Bogotá (Colômbia) e Londres (Inglaterra). Tu País Está Feliz, peça de teatro estreada em 1971, foi representada em mais de 20 países e só publicada no Brasil em 1997.

    2-Eu moro em goiania
    e sou um rimador
    se morasse em são paulo
    ia la pra Salvador .

    na minha rua
    tem muita gente
    e no brasil
    tem o presidente

    • Ana Maria Said:

      Legal, meninas!
      Parabéns!

      valor: 1,0
      nota: 1,0

      Abraços,
      Profª Ana

  11. samuel e Gabriel Said:

    2.Samuel moro no novo mundo e acho muito legal morar la e munto legal tem pracas centro de divercoes e muito mais tem supermercado perto de casa…

    Gabriel. eu moro no setor universitário eu gosto muito da minha casa e dos meus amigos e da minha vovo e do meu tio minha casa e munto grande tem muntos comodos e e munto confotavel…

    • Ana Maria Said:

      Legal, meninos!
      Ficou muito bom, mas faltou a parte da pesquisa!

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  12. Karoline,Jordana e Iasmin Said:

    Foto de José Mendonça Teles

    1-José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia, GO, no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa.
    2-

    • Ana Maria Said:

      A pesquisa ficou boa, mas falgou o poema, meninas!

      valor: 1,0
      nota: 0,5

      Abraços,
      Profª Ana

  13. Ana Cláudia e Adriela Said:

    Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz.

    2- Lista A.

    Brigadeiro na panela;

    Pão quentinho de manhã;

    Um cachecol no pescoço;

    Eu te amo e vice-versa;

    Almoço de domingo;

    Lista B

    Pijama de flanela;

    Disco antigo sem chiado;

    Dropes de hortelã;

    3- Lista A

    Para fazer alguem feliz, precisa ser feliz pois se não for feliz como vai fazer alguem feliz?

    O que faz você feliz?

    Jogar Bola?

    Comtar História?

    Me dis, o que faz você feliz?

    Lista B

    O que me faz feliz?

    Viajar com a familia.

    Comer brigageira na panela.

    Mecher no PC.

    Comer pra valer.

    Assistir TV.

    Escutar música.

    Conversar com as amigas.

    É isso o que me faz feliz.

    4-

    Para fazer alguem feliz, precisa ser feliz pois se não for feliz como vai fazer alguem feliz?

    O que faz você feliz?

    Jogar Bola?

    Comtar História?

    Me dis, o que faz você feliz?

    O que me faz feliz?

    Viajar com a familia.

    Comer brigageira na panela.

    Mecher no PC.

    Comer pra valer.

    Assistir TV.

    Escutar música.

    Conversar com as amigas.

    É isso o que me faz feliz.

  14. Ana Maria Said:

    Excelente meninas!
    Mas tomem cuidado da próxima vez, pois postaram essa atividade no local errado, ok?!

    valor: 2,0
    nota: 2,0

    Abraços,
    Profª Ana

  15. CARLOS Eduardo Said:

    1 QUARTA-FEIRA, 3

    Eu quero te amar mas tenho medo.

    O amor tem emboscadas.

    E se eu me perder entre as teias

    de teus dedos?

    Eu quero te amar mas não sei como

    — meus sonhos revoando na cabeça —.

    Indeciso vou dizendo que te amo.

    Eu quero te amar e vou amando

    teu jeito de ser e de falar,

    quando acerto meus olhos no mistério

    de teu olhar.

    Eu quero te amar mas tenho receio.

    —Como segurar a paixão que me leva

    a devaneios?

    À noite, a insônia na janela, o silêncio, a lua.

    Em mim, toda a presença tua.

    O que fazer agora, com tantos sentimentos

    espetados nos meus dedos?

    Eu querendo te amar, te querer, te engolir

    nos meus lençóis,

    mas tenho medo!

    2
    Na esquina do meu bairro todo mundo joga bola
    esporte no meu bairro eo que rola.


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

