O Mês de Agosto

Olá pessoal!

Estamos no mês de agosto e as datas comemorativas mais interessantes do mês são:

07 – Aniversário de Caetano Veloso;

08 – Dia do Bandeirante;

2º Domingo do mês – Dia dos pais;

11 – Dia do Estudante;

22 – Dia do Folclore.


Vocês já ouviram falar de Caetano Veloso?

Ele é um dos compositores mais importantes da música popular brasileira. Ele é baiano, de Santo Amaro da Purificação.

A atividade de hoje é a seguinte:

1 – Visite os sites:

http://www.caetanoveloso.com.br/sec_biografia.php?language=pt_BR&page=8&ordem=DESC


http://pt.wikipedia.org/wiki/Caetano_Veloso


2 – Descubra o que o compositor fez de importante para o Brasil, na época da ditaduta militar;

3 – Escolha uma de suas músicas ( pode ser no youtube), copie e cole a letra aqui e responda:

Por que você gostou dessa música? o que lhe chamou a atenção nela?


Bom trabalho! Boa semana!

Abraços!


Profª Ana Maria Siqueira

9 Comentários »

  1. Bruno Henrique Said:

    Colégio Estadual Dom Abel S.U.
    Goiânia,12 de Agosto de 2010.
    Alunos: Bruno Henrique de Paula e Castro
    Professora: Ana Maria.
    Disciplina: Português

    Olha só que louco

    Lá na rua lá de casa.
    Tem Amigos de Montão
    Eu gosto de todos ele, como
    irmãos.

    Meu melhor amigo é o
    Caio César, meu caro,
    pode crer,ele joga
    golzinho a beça.

    Lá na rua lá de casa
    tem muitas coisas, uma
    delas é um menino burrão
    ele se chama Paulo Henrique e é Atrapalhão!

    Lá na rua lá de casa
    é o Maracanã
    fazemos gol demais
    e guando conto isso é ahãmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm…

  2. karoline Said:

    COLEGIO ESTADUAL DOM ABEL S.U.
    GOIÂNIA,12/AGOSTO/2010
    PROFESSORA:ANA MARIA
    ALUNO[A]:KAROLINE RIBEIRO LEÃO DE MELO
    OLIMPIADA DE PORTUGUES

    Um pouquinho de cada

    O BAIRO ONDE EU MORO E ASSIM
    TEM GENTE DE TUDO O QUE E JEITO
    PESSOAS QUE SÃO MUITOS CHATAS
    E UM MONTE DE AMIGOS DO PEITO

    QUANDO VOU NO MERCADO COMPRO DE MONTÃO
    GANHO ATE O PÃO MAS NÃO TERMINA AI QUANDO VOU NO DENTISTA
    ESQUEÇO ATE DO DIA

    EU AMO A MINHA MÃE E TODA A
    MINHA FAMILIA QUANDO ESTOU
    EM CASA ESQUEÇO ATE DE COMER FARINHA

    QUANDO VOU NO CIRCO TEM
    MUITO PALHACINHO MUITOS DIJEM
    QUE SOU UM DELES

    MAS NÃO ACREDITO NELES.

  3. Pedro Henrique Said:

    O MEU BAIRRO É …

    O meu bairro e muito grande.
    Não a ninguén que nele tudo ande.
    NO meu Bairro é uma solidão danada
    Tem dias que eu fico sem fazer nada

    Um meu visinho é um embirrão
    E O outro tem um bonito caminhão
    Eu gosto de soltar pipa
    Porque a minha rua e muito limpa

    No meu bairro tenho muita alegria
    Quando anoitece o trem esfria
    O povo do meu bairro é uma boiada
    Fazer coisa que presta!Ninguem faz nada

    O meu bairro é uma mata
    A vizinha lá da frente é idiota e chata!
    No meu bairro só tem vilanoveense
    Coitado desse time, nunca vence!

    Ass: Pedro Henrique Lobo Marques

  4. ana clara Said:

    Colegio Estadual Dom Abel S.U
    Goiania,18/08/10
    Professora;Ana Maria
    aluna;Ana Clara Lopes

    OLIMPIEDA DE PORTUGUES

    O LUGAR ONDE EU VIVO

    O MEU BAIRRO E ASSIM

    Perto da minha casa tem uma capela
    Com um padre que adora comer mortadela
    Onde eu moro tem varias coisas legais
    Tem uma avenida,lojas e ate um cais

    Mais nem tudo são as mil maravilhas
    Na avenida os carros não respeitão as nossas vidas
    Onde moro não tem muitas crianças
    E as que tem são cheias de esperanças

    Onde moro todos acoram bem cedinho
    Tomam café com pão bem quentinho
    Mais em fim…
    O lugar onde eu moro é assim…

    FIM.

  5. alanda gllenda Said:

    aluna ♥ ALANDA gllenda ♥

    ♥ BAIRRO E FELIZ ♥

    O LUGA A ONDE EU MOURO
    E MUITO CHATO IE SEI GRAÇA

    o luga a onde eu mouro

    so si tem amorniha

    aqueles que não se briga

    sim a queli que si chama

    bairro feliz a onde

    que si e feliz

    um lugar cemsasonal

    là sim eu um bairro feliz

    a onde que si e feliz ♥ ♥ ♥

  6. alanda gllenda Said:

    aluna ♥ ALANDA gllenda ♥

    ♥ BAIRRO E FELIZ ♥

    O LUGA A ONDE EU MOURO
    E MUITO CHATO IE SEI GRAÇA

    o luga a onde eu mouro

    so si tem amorniha

    aqueles que não se briga

    sim a queli que si chama

    bairro feliz a onde

    que si e feliz

    um lugar cemsasonal

    là sim e um bairro feliz

    a onde que si e feliz ♥ ♥ ♥

  7. Bruno e Pedro Said:

    1)Eu e meu Colega Pedro Henrique achamos que ele fez muitas coisas mais eu e eles gostamos muito dessa:

    Desde o início da carreira, Veloso sempre demonstrou uma posição política ativa e esquerdista, ganhando por isso a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 e cujos governos perduraram até 1985. Por esse motivo, as canções foram frequentemente censuradas neste período, e algumas até banidas. Em 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.

    Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969, quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público. Em julho de 1969, após dois shows de despedida no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21, Caetano e Gil partiram com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra. O espetáculo, precariamente gravado, se transformou no disco Barra 69, de três anos mais tarde.

    Antes de partir para o exílio, em abril e maio de 1969, Caetano gravou as bases de voz e violão do próximo disco, Caetano Veloso, que foram mandadas para São Paulo, onde o maestro Rogério Duprat faria os arranjos e dirigiria as gravações do disco, lançado em agosto – um dos únicos que não traz uma foto sua na capa. No repertório, destaque para as canções Atrás do trio elétrico (lançada em novembro em compacto simples com Torno a repetir), Irene feita na cadeia em homenagem à irmã, o grande sucesso Marinheiro só, e regravações de Carolina, de Chico Buarque (regravada muitos anos depois no CD Prenda minha) e o tango argentino Cambalache.

    2)Eu e e o Pedro Henrique gostamos dessa música muito bonita:

    Sozinho
    Caetano Veloso
    Composição: Peninha

    Ás vezes no silêncio da noite,
    eu fico imaginando nós dois
    Eu fico ali sonhando acordado,
    juntando
    o antes o agora e o depois

    Porque você me deixa tão solto?
    Porque você não cola em mim?
    Tô me sentindo muito sozinho

    Não sou nem quero se o seu dono,
    é que um carinho as vezes cai bem
    Eu tenho meus segredos e planos,
    secretos,
    só abro pra você, mais ninguém

    Por que você me esquece e some?
    E se eu me interessar por alguém?
    E se ela de repente me ganha?

    Quando a gente gosta é claro que a
    gente cuida.
    Fala que me ama só que é da boca
    pra fora
    Ou você me engana ou não está
    madura
    Onde está você agora?

    3)Eu e meu colega Pedro gostamos muito dessa música pois fala de romanse e solidão mais com muito muito muito muito muito muito muito muito de Paixão!!!

  8. Carlos Eduardo Said:

    2 Em 1979, apresentou-se em um festival na TV Tupi defendendo a canção Dona culpa ficou solteira, de Jorge Ben, onde foi vaiado e a canção desclassificada.

    A década de 1970 foi muito importante para carreira de Caetano, e para toda a MPB. Entre as canções de Caetano mais representativas desse período, estão, entre outras: Louco por você, Cá-já, A Tua presença morena, Épico, It’s a long way, Um índio, Oração ao tempo, A little more blue, Nine out of ten, Maria Bethânia, Júlia/ Moreno, Minha Mulher, Tigresa, Cajuína, You don’t know me e London London.
    [editar]

    3 A Outra Banda da Terra
    Caetano Veloso
    Composição: Caetano Veloso

    Amar
    Dar tudo
    Não ter medo
    Tocar
    Cantar
    No mundo
    Pôr o dedo
    No lá
    Lugar
    Ligar gente
    Lançar sentido
    Onda branda da guerra
    Beira do ar
    Serra, vale, mar
    Nossa banda da terra é outra
    E não erra quem anda
    Nessa terra da banda
    Face oculta, azul do araçá
    Falar verdade
    Ter vontade
    Topar
    Entrar
    Na vida
    Com a música
    Obá
    Olá
    Brasil
    Mas quem pariu
    Tal gente!
    Cantuária e Holanda
    Maputo, Rio
    Luanda, lua
    Nossa banda da terra é outra
    Canadá, Jamaicuba
    Muitas gatas na tuba
    Dos rapazes da banda cá
    Gozar
    A lida
    Indefinidamente
    Amar.

    porque e uma musica inteligente.

  9. alanda gllenda Said:

    ALUNA{O} ALANDAGLLENDAE KELLEN CRISTINA

    A VIDA DE CAETANO VELOSO

    1_ caetano sofreu muito mais deu a volta por cima quando ele voi canta pela primeira vez as pessoas não recebeu ele bem

    Desde o início da carreira, Veloso sempre demonstrou uma posição política ativa e esquerdista, ganhando por isso a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 e cujos governos perduraram até 1985. Por esse motivo, as canções foram frequentemente censuradas neste período, e algumas até banidas. Em 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.

    Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969, quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público. Em julho de 1969, após dois shows de despedida no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21, Caetano e Gil partiram com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra. O espetáculo, precariamente gravado, se transformou no disco Barra 69, de três anos mais tarde.

    Antes de partir para o exílio, em abril e maio de 1969, Caetano gravou as bases de voz e violão do próximo disco, Caetano Veloso, que foram mandadas para São Paulo, onde o maestro Rogério Duprat faria os arranjos e dirigiria as gravações do disco, lançado em agosto – um dos únicos que não traz uma foto sua na capa. No repertório, destaque para as canções Atrás do trio elétrico (lançada em novembro em compacto simples com Torno a repetir), Irene feita na cadeia em homenagem à irmã, o grande sucesso Marinheiro só, e regravações de Carolina, de Chico Buarque (regravada muitos anos depois no CD Prenda minha) e o tango argentino Cambalache.

    2 eu e a kellen nois gostamos muito dessa musica

    Sozinho
    Caetano Veloso
    Composição: Peninha

    Ás vezes no silêncio da noite,
    eu fico imaginando nós dois
    Eu fico ali sonhando acordado,
    juntando
    o antes o agora e o depois

    Porque você me deixa tão solto?
    Porque você não cola em mim?
    Tô me sentindo muito sozinho

    Não sou nem quero se o seu dono,
    é que um carinho as vezes cai bem
    Eu tenho meus segredos e planos,
    secretos,
    só abro pra você, mais ninguém

    Por que você me esquece e some?
    E se eu me interessar por alguém?
    E se ela de repente me ganha?

    Quando a gente gosta é claro que a
    gente cuida.
    Fala que me ama só que é da boca
    pra fora
    Ou você me engana ou não está
    madura
    Onde está você agora?

    3_ eu e a kellen nois gostamos muito dessa musica por que ela fala de amo e que quando a gente ama a gente cuida quando a gente gosta a gente cuida

    ela e uma musica muito bonita que fala de amo ♥


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

